Braskem

Vazamento na Braskem causa pânico e intoxicação em mais de cem pessoas em AL





Um forte vazamento de gás na fábrica da Braskem, no Pontal da Barra, em Maceió, na noite deste sábado (21),provocou pânico em milhares de moradores e causou intoxicação em centenas de pessoas, principalmente crianças, nos bairros do Pontal  e Trapiche da Barra, no extremo sul de Maceió, e na região da Ilha de Santa Rita, que ficam próximos à fábrica. Toda a área da indústria foi isolada pelo Corpo de Bombeiros. Ambulâncias do Samu e viaturas de resgate dos Bombeiros  foram acionadas e levaram os intoxicados para o Hospital Geral do Estado.

As primeiras informações dão conta de que, só até as 21h15, mais de 100 pessoas já haviam dado entrada no HGE com sintomas de intoxicação respiratória. Havia pessoas vomitando sangue, segundo relatos de parentes.

As equipes de reportagem do Fique Alerta, da TV Pajuçara, informam que a frente do Hospital Geral do Estado (HGE) está lotada de pessoas querendo saber o estado de saúde de parentes levados para lá.

Os repórteres ouviram diversos moradores, assustados, dizerem que estão se preparando para se deslocar para casas de parentes ou amigos distantes da região atingida, pois estão com medo de dormir em casa.

A Braskem informou agora há pouco que a situação já foi controlada desde as 20h45 e prometeu divulgar a qualquer momento um comunicado relatando o que aconteceu.

Os relatos iniciais dão conta de que foi ouvida uma explosão na fábrica, e uma nuvem branca, que parecia fumaça, se espalhou pela região no entorno da Braskem. Pouco depois, muitas pessoas em toda a área começaram a se sentir mal, não conseguiam respirar direito e vomitavam. Crianças foram as mais afetadas.

Houve relatos dando conta de que pessoas foram levadas para o HGE vomitando sangue.

O HGE informou agora há pouco que cerca de 130 pacientes deram entrada com sintomas de intoxicação respiratória, dos quais muitas eram crianças. Dez crianças tiveram que ser transferidas para a Clínica Infantil Dayse Breda, na Levada.

Dos 130 pacientes que o HGE recebeu, apenas um está em estado grave e ficou entubado. É uma criança. Os demais, segundo as informações, estão estáveis, embora continuem sentindo falta de ar.

Em Alagoas, a Braskem possui duas unidades: uma de cloro-soda, em Maceió, onde houve o vazamento; e uma de PVC, no município de Marechal Deodoro. Esta segunda unidade está passando por uma duplicação de sua planta.

A petroquímica é a maior indústria do Estado, e pertence ao Grupo Odebrecht, um dos maiores do Brasil.

A indústria foi instalada em Alagoas no início dos anos 70, com o nome de Salgema S/A Indústrias Químicas. Passou ao controle da Odebrecht depois da privatização da petroquímica brasileira, no governo FHC.

Atendidos já chegam a 175

A assessoria do Hospital Geral do Estado acaba de informar que, até as 22h30, o número de pessoas atendidas com sintomas de intoxicação respiratória chegava a 175.

Nenhum comentário:

Postar um comentário