Hospital do açucar


Pacientes correm perigo no Hospital do Açúcar de Maceió


Um dos hospitais mais tradicionais de Alagoas agoniza em meio a uma grave crise. A situação de dificuldades não é de hoje, mas, nos últimos dias, ganhou contornos dramáticos: a coisa é tão feia que pacientes internados no Hospital do Açúcar correm perigo.
Não bastasse o descalabro que é a falta até de material de higiene, agora falta também medicamento para quem está sob tratamento, recuperando-se de problemas sérios nos leitos da unidade. Conversei com parentes de pessoas que se submetem a procedimentos médicos no hospital. Estão apavorados.
Foto: Ricardo Lêdo
Fornecedor de cana, Edgar Antunes é o eterno presidente do hospital
|
Gente que precisa de antibióticos, depois de se submeter a cirurgias, por exemplo, ficou sem o remédio – obrigatório – para dar sequência ao tratamento. Primeiro, a desculpa foi de “problemas na farmácia”. Depois, os próprios servidores abriram o jogo para os pacientes: não tem mesmo, e não há previsão para compra.
O hospital teve contas bloqueadas, enfrenta pedido de intervenção e não paga os salários há três meses. Nos corredores, o clima é de caos. A direção não informa nada a ninguém; finge que a situação não é tão séria – o que é uma postura absurda.
Particular, mas conveniado ao Sistema Único de Saúde, o hospital, chefiado há décadas pelo fornecedor de cana Edgar Antunes, recebe dinheiro público. Além disso, mesmo para quem tem plano de saúde, a unidade não está cumprindo sua contrapartida.
Ministério Público, Justiça, governo do Estado, Conselho Estadual de Saúde, sindicatos da área – instâncias que podem se mexer para evitar uma tragédia. Como disse, a vida de pessoas corre perigo nos quartos daquele que ficou mais conhecido como o “hospital dos usineiros”.



Fonte: http://celiogomes.blogsdagazetaweb.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário