Portabilidade

Portabilidade de telefonia celular causa transtornos a usuários

Cliente conta que teve o número portado para outra operadora sem a sua solicitação

O sistema de portabilidade que deveria beneficiar os usuários de telefonia móvel tem causado dor de cabeça a muitos consumidores em Alagoas. Por meio de redes sociais, os usuários reclamam de prazos descumpridos, telefones sem funcionar, cobranças indevidas e transferência de operadora sem autorização do cliente.
Cliente da operadora TIM há mais de um ano, a administradora Carla Carvalho, foi surpreendida, na última sexta-feira, por uma mensagem no celular informando que seu número seria portado para Claro, sem a sua solicitação.
“Sexta-feira eu recebi uma mensagem dizendo o meu número seria portado para Claro, na terça-feira, 02. Fui imediatamente na TIM e me mostraram a ficha com o procedimento de portabilidade, sem minha solicitação e ainda cadastrado no nome de outra pessoa. Ontem, estava falando com meu chefe quando o telefone simplesmente parou de funcionar”, contou a administradora indignada.
Na tentativa de cancelar o procedimento, Carla foi até uma loja Claro e para seu espanto foi informada por uma funcionária que qualquer pessoa pode solicitar da operadora a portabilidade e a Anatel não exige conferência de dados.
“Sei que isso não é verdade. Já trabalhei em uma empresa de telefonia e sei que não funciona desse jeito. Lá na Claro, também disseram que não pode ser feito o cancelamento. Apenas afirmaram que foi aberto um processo de reclamação e que esperasse cinco dias. Antes disso, meu número parou de funcionar”, disse Carvalho.
De posse de todos os documentos e protocolos de atendimento, Carla disse que pretende ingressar com uma ação na justiça para pedir indenização por danos morais. “Já entrei em contato com um advogado e irei processar a operadora Claro”, afirmou.

Procon

Ao Alagoas24Horas, o superintendente do Procon/AL, Rodrigo Cunha explicou que a administradora pode ter sido vítima de uma fraude e que o procedimento dever ser realizado pelo titular da linha telefônica.
“Na portabilidade é realizado sim o processo de verificação de dados e assinado pelo titular um novo contrato. Também pode pedir o cancelamento se desejar. No caso da usuária, ela pode ter sido vítima de uma fraude e caso se sinta lesada pode pedir indenização”, afirmou Cunha.

Como fazer a portabilidade?

Para que o consumidor peça a transferência para outra operadora de telefonia celular mantendo o mesmo o número do telefone, o usuário deve entrar em contato com a operadora que pretende migrar, apresentar os dados pessoais, número de telefone e o nome da prestadora atual.
Em seguida, o usuário recebe um número de protocolo e os dados informados serão validados com a atual prestadora.

Fonte: alagoas24horas

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