Bancários vão entrar em Greve na próxima terça-feira


Os bancários de Alagoas vão cruzar os braços a partir da próxima terça-feira (27) por tempo indeterminado. Eles aderem à decisão do Comando de Greve nacional que rejeitou, na noite desta quinta-feira (22), a proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), que consiste em um reajuste de 7,8% para os salários e demais verbas.

Em Alagoas, a decisão foi praticamente unânime. Os bancários, que reivindicam reajuste de 12,8% e melhorias em diversas áreas (garantia de emprego, fim das metas abusivas, melhores condições de trabalho, mais contratações, igualdade de oportunidades, previdência para todos e plano de cargos e salários) criticaram a postura dos banqueiros, que tiveram lucros bastante expressivos no primeiro semestre e têm condições de atender às reivindicações da categoria.

“Além da proposta deles estar muito abaixo do esperado, outras reivindicações importantes dos bancários foram negadas ou ficaram sem resposta”, disse Jairo França, presidente do Sindicato.

De acordo com o sindicalista, se a Fenaban não melhorar o índice de reajuste e atender outras demandas da categoria até segunda-feira, a greve será inevitável. “Vamos realizar uma paralisação ainda mais forte que no ano passado, quando cruzamos os braços por quinze dias”, alertou.

A Fenaban e o Comando Nacional dos Bancários terão uma nova rodada de negociação nesta sexta-feira (23), em São Paulo, quando poderá surgir uma nova proposta dos bancos. Em função disto, os bancários marcaram novas assembleias para segunda-feira, quando vão avaliar a negociação deste final de semana e homologar ou não a greve para terça.

Além das negociações com a Fenaban - responsável pela assinatura da Convenção Coletiva de Trabalho - esta havendo negociações com o Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banco do Nordeste, com os quais se discute as reivindicações específicas dos seus funcionários. Até o momento não houve qualquer avanço, o que alimenta ainda mais a tendência de paralisação nesses bancos públicos.


Fonte: tudonahora.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário