Greve

Bancários podem parar na Sexta-feira por tempo indeterminado

Bancários de Alagoas e de todo o país podem deflagrar greve nacional a partir de sexta-feira (23) caso a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) não apresente nesta terça (20) uma proposta que contemple as reivindicações salariais da categoria. A entidade patronal encontra-se reunida com o Comando Nacional dos Bancários em São Paulo, enquanto os trabalhadores realizam protestos nas ruas e agências bancárias.

A proposta da Fenaban será discutida e votada pelos bancários na quinta (22), durante assembléia geral. Na oportunidade, a categoria também irá deliberar sobre a paralisação nos bancos, caso rejeitem a proposta patronal.

Banqueiros e bancários já realizaram três rodadas de negociação entre o final de agosto e o dia 12 deste mês, sem que houvesse qualquer avanço. Segundo o sindicato da categoria, as negociações também estão difíceis nos bancos públicos (Caixa Econômica, Banco do Brasil e Banco do Nordeste), onde existem reivindicações específicas dos seus funcionários.

Segundo o presidente do Sindicato dos Bancários de Alagoas, Jairo França, a Fenaban tem negado todas as reivindicações apresentadas pelos bancários. Elas incluem garantia de emprego e melhorias nas áreas de saúde, segurança, remuneração, condições de trabalho e igualdade de oportunidades. "Os bancos estão adotando uma postura intransigente e que leva ao confronto”, destaca o sindicalista.

Para o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e coordenador do Comando Nacional dos Bancários, Carlos Cordeiro, "é inadmissível que o setor financeiro, com ganhos tão elevados, negue-se a valorizar os seus funcionários, enquanto altos executivos ganham até 400 vezes mais do que o piso do bancário”.

Fonte: tudonahora.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário