Maceió

Pacientes se revoltam com demora de atendimento em hospital

 



 
 Família denuncia que paciente com tuberculose esperou mais de 5 horas por atendimento


Um tumulto ocorrido no fim da tarde desta quinta-feira (12) trouxe novamente à tona as dificuldades enfrentadas por quem trabalha e por quem precisa de atendimento no Hospital Escola Dr. Hélvio Auto (antigo Hospital de Doenças Tropicais). Inconformada pela demora da equipe médica para atender os pacientes, a faxineira Lucineide Faustino acabou quebrando o vidro da porta de entrada do pronto-socorro do hospital.

A confusão chamou a atenção de quem passava pelo local e resolveu acionar a imprensa. Mas, ao Tudo Na Hora, Lucineide explicou que tudo não passou de um momento de desespero. “Não quebrei vidro porque eu quis, nem por violência. Mas tinha um senhor de 70 anos cheio de dores aqui, desde meio-dia, e ninguém atendia. Teve uma hora que fui empurrar a porta, no desespero, e com a força o vidro acabou caindo”, relatou a paciente.

Outros pacientes defenderam Lucineide, confirmaram o acidente e aproveitaram a presença da equipe de reportagem para reclamar da demora no atendimento de pessoas com doenças contagiosas. O paciente Pedro Araújo, de 41 anos, por exemplo, foi diagnosticado com tuberculose em Rio Largo, de acordo com a família, e, no Hélvio Auto, aguardava atendimento há mais de cinco horas, deitado sobre as cadeiras da recepção do hospital.

Já no início da noite, alguns moradores de municípios do interior do Estado também reclamavam que desde as sete horas da manhã aguardavam serem chamados pelos médicos. Outros criticavam o atendimento prestado pelos guardas do estabelecimento, segundo eles grosseiro.

A médica que coordenava os atendimentos no início da noite no Hélvio Auto não quis falar com a reportagem. Mas uma integrante da equipe médica informou que a situação, incluindo a demora no atendimento ao paciente com tuberculose, é “normal” e que a situação é resultado da "grande demanda pelos serviços do hospital".

Na internet, o site do Hélvio Auto informa que a missão do hospital é “oferecer aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) serviços médico-hospitalares em urgência e emergência na área de doenças infecto-contagiosas e parasitárias, servindo ainda como hospital escola na área da Infectologia”. Além disso, pretende ser reconhecido como um hospital escola que tem tradição para a Assistência Médica, Ensino e Pesquisa em Infectologia no Estado de Alagoas”.

Fonte: tudonahora

Nenhum comentário:

Postar um comentário