Marcha das Vadias vai acontecer em nove capitais neste sábado



Pelo menos nove cidades brasileiras terão um movimento diferente durante este sábado (26). Pelo segundo ano consecutivo, a Marcha das Vadias vai tomar as ruas de algumas capitais Brasil a fora: São Paulo, Porto Alegre, Florianópolis, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Recife, Salvador e Natal . Além de chamar a atenção aos diversos tipos de violência sofridos pelas mulheres --verbal, física ou sexual--, a mobilização tem a meta de combater a responsabilização das vítimas pela violência sofrida e ressaltar os direitos do sexo feminino.


O protesto deve ainda ganhar as ruas de outras cidades em dias diferentes, a exemplo de Belém, onde a Marcha das Vadias acontece neste domingo (27). João Pessoa terá o movimento no próximo dia 9 de junho e Macapá, no dia 2 de junho. Neste ano, serão realizadas ao menos 22 manifestações pelo país, 10 a mais do que no ano passado.

A manifestação é inspirada no movimento mundial intitulado "Slut Walk", criado em abril do ano passado, após um oficial da polícia de Toronto, no Canadá, dizer que, para evitar estupros, as mulheres deveriam deixar de se "vestir como vadias".

A declaração gerou protestos em países como Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, França, Holanda, Portugal, Israel, Índia, Argentina, México, Nicarágua e Colômbia.

Fonte: com agências

Nenhum comentário:

Postar um comentário