Contratação de temporários: lojistas reclamam que falta qualificação



Os lojistas do Centro Comercial de Maceió estão esperançosos com a chegada das festas de fim de ano. Faltando cerca de dois meses para o Natal e Réveillon, comerciantes dos mais diversos segmentos estão com as lojas ornamentadas e selecionando trabalhadores temporários para dar conta do volume extra de trabalho, comum a esta época do ano, principalmente no varejo.

O presidente da Aliança Comercial de Maceió, Olinto Osório, não precisou o número exato de vagas abertas, mas acredita que haverá um aumento de 30% no número de contratações, durante este período que termina no mês de janeiro. Para quem busca uma oportunidade de carreira, o momento é favorável. “Os funcionários que se destacarem durante esse período certamente serão efetivados pelo empregador. É bom para quem procura um emprego e é bom para quem está à procura de um bom funcionário”, disse o presidente.

Já a Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário (Asserttem), traz uma estimativa positiva para Alagoas: a previsão de contratações temporárias deve responder por 915 vagas no mercado alagoano. 

Considerando uma população de três milhões de habitantes, o número pode não ser animador, mas se comparado com as perspectivas do mesmo período em 2011, cuja previsão era de 191 vagas temporárias, a estimativa para 2012 representa um número quase cinco vezes maior.

Osório esclarece que é difícil para o empregador fazer seleção apenas pelo currículo e entrevista. “Nesse período temos oportunidade de acompanhar, na prática, quem tem mais habilidade para trabalhar no setor. É uma ótima oportunidade de encontrar um bom vendedor”, disse acrescentando que a maior dificuldade dos lojistas é encontrar pessoas com mão-de-obra qualificada.

“Como boa parte dos candidatos ao emprego não apresentam capacitação, nós escolhemos pela desenvoltura de cada um. Se ele falar bem, souber se portar, vender e, como se diz popularmente, for desenrolado, consegue o emprego”, completou.

Dicas de especialistas

Para auxiliar os candidatos a uma vaga de emprego, o Alagas24Horas reuniu algumas dicas de especialistas:

- Mostre comprometimento e interesse em fazer parte da empresa;

- Demonstre organização e se faça notar pelo esforço em se adaptar;

- Seja pontual e procure manter boa aparência.

Fonte: alagoas24horas.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário