Copa 2014: Rei Pelé terá nova reforma a partir de fevereiro


Maceió foi confirmada pela Fifa como Centro de Treinamento e deve receber uma das seleções participantes

 

Confirmada como Centro de Treinamento de Seleções (CTS) para a Copa do Mundo 2014, Maceió se prepara para receber alguma das seleções participantes e pegar carona nos benefícios econômicos e turísticos do grande evento, que será realizado no Brasil. Para isso, o governo estadual está próximo de concluir os projetos que visam o melhoramento da estrutura, principalmente do Estádio Rei Pelé, a fim de que, até julho do próximo ano, alguma seleção participante escolha como sua “casa” a capital alagoana.
 

Os planos têm previsão de conclusão para 15 de novembro, enquanto o início das obras está previsto para fevereiro de 2013. Em entrevista ao TNH, o secretário-chefe do Gabinete Civil Álvaro Machado, que preside o Comitê Gestor do Projeto Alagoas Centro de Treinamento de Seleções da Copa do Mundo 2014 (Comcopa Alagoas), explicou como está o andamento destes projetos, perspectiva para as obras e a expectativa do grupo para deixar o estado com amplas capacidades para receber uma das seleções selecionadas para o maior evento do futebol mundial.

Confira a entrevista:

Quais projetos planejados já tiveram sua conclusão ou quais estão sendo feitos atualmente? Quais reformas serão feitas no Estádio Rei Pelé e o prazo para as obras serem concluídas?

Secretário Álvaro Machado: Alagoas já é um Centro de Treinamento de Seleções (CTS) aprovado pela Fifa. As melhorias que serão realizadas no Estádio Rei Pelé têm o único objetivo de tornar o local mais atrativo para as seleções, mas já estamos aprovados dentro de todos os pré-requisitos para se receber uma seleção, estabelecidos pelo Comitê Organizador Local da Fifa (COL). Das 279 inscrições para CTS em todo o Brasil, apenas 54 foram selecionadas, sendo apenas três no Nordeste. Quanto aos projetos, estes estão divididos em três frentes: o primeiro é a reforma dos vestiários, sob a arquibancada reta. Esta obra terá face com o ambiente externo, possuirá sala de imprensa adequada, espaço para a comissão técnica, banheiras, mesas de massagem e piscina de hidromassagem com alto padrão. Esta frente está em fase de desenvolvimento, tendo seu projeto arquitetônico concluído, que foi apresentado ao ministro Aldo Rebelo no último dia 11, e os complementares (elétrico, hidrossanitário etc), em elaboração. A data prevista para a conclusão de todos os projetos é 15 de novembro e para o início das obras fevereiro de 2013. A segunda frente é a construção de uma piscina de recuperação e de salas para fisioterapia e atendimento médico. Esta frente está em fase de avaliação do prédio pela equipe de engenharia para o início dos projetos arquitetônico e complementares em 25 de outubro. A última frente é a construção do Memorial Rainha Marta. A obra já possui projeto arquitetônico concluído e está em processo licitatório para que sejam elaborados os complementares.


Está confirmada a desapropriação do terreno da viação Veleiro para ampliar a estrutura do Rei Pelé?

Todos os projetos serão executados dentro do ambiente do Estádio Rei Pelé, tendo sido descartada pela equipe do Comitê Gestor do Projeto Alagoas Centro de Treinamento de Seleções (Comcopa) a desapropriação do terreno da empresa de viação Veleiro.


Já recebemos este ano as visitas de delegações do Japão, Noruega e Inglaterra. Alguma outra delegação nos visitou ou agendou visita a Maceió como centro de treinamento?
Até o momento, recebemos visitas das delegações mencionadas. A expectativa é que as visitas se intensifiquem na reta final deste ano e, ainda mais, no primeiro semestre do ano que vem.


Quanto à estrutura da capital, o que ainda precisa melhorar?

Atendemos a todos os 200 pré-requisitos estabelecidos pela Fifa para tornar Maceió um CTS e esses pré-requisitos englobam diversos aspectos estruturais da cidade, analisados minuciosamente pelos técnicos da instituição. Alguns deles são: proximidade do CTS a um hospital, o que temos a frente do Estádio; o acesso fácil entre CTS e hotéis; a facilidade de mais de um acesso ao CTS, o que também temos pelas avenidas Siqueira Campos, Assis Chateaubriand e Dique-estrada.


Todos os recursos para as obras estão garantidos? Quais os valores?

Estão garantidos os recursos referentes à reforma dos vestiários do Estádio, por convênio anteriormente firmado com o Ministério do Esporte. Este projeto tem o valor total de R$ 3 milhões. Já o recurso referente à construção do Memorial Rainha Marta, que tem um custo total de R$ 800 mil, recebeu garantia de apoio do ministro Aldo Rebelo nas duas vezes em que este esteve em Maceió, o que também ocorreu com os demais projetos - referentes à construção de uma sala de atendimento médico e de fisioterapia e uma piscina de recuperação - que ainda não possuem orçamento fechado.

Fonte: tudonahora.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário