'Descaso' em mini pronto-socorro causa morte de autônoma, diz família



Caso registrado no fim de semana, em Maceió, será encaminhado aos conselhos regionais de Enfermagem e Medicina


Familiares de uma autônoma que faleceu no mini pronto-socorro Assis Chateaubriand, na última quarta-feira (24), por suposta falta de atendimento médico, denunciaram o caso, nesta segunda (29), ao presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL), Gilberto Irineu. 

Irineu ouviu o apelo dos parentes e vai repassar o caso à promotora do Núcleo de Saúde do Ministério Público Estadual, Micheline Tenório, que deverá abrir procedimento investigativo e também informará o ocorrido ao Conselho Regional de Enfermagem (CRE/AL), bem como ao Conselho Regional de Medicina (CRM/AL). 

Vítima faleceu sem receber nenhum atendimento

Modéstia Antônia Bezerra, 54 anos, estava na festa de aniversário de sua mãe, quando esta sofreu um mal súbito. Almir Agostinho dos Santos, genro da vítima, colocou-a no carro e conduziu a paciente até o mini pronto-socorro situado no Tabuleiro do Martins, parte alta da capital. 

Segundo Almir Agostinho, antes mesmo que Modéstia pudesse ser levada para dentro da unidade de saúde, os seguranças alertaram que não havia médico para realizar o atendimento. 

Ainda assim, o genro desceu do carro com a vítima. A enfermeira de plantão, por sua vez, confirmou a informação repassada pelos seguranças. Havia uma ambulância no mini pronto-socorro, mas não havia motorista para levar Modéstia à outra unidade de saúde. Almir chegou a se prontificar a conduzir a ambulância, mas os funcionários não permitiram. 

A vítima foi colocada em uma cadeira, sendo que seu estado de saúde não apresentava melhora. “Uma assistente social veio e nos disse simplesmente para colocá-la 'ali na maca'”, declarou o genro, acrescentando que Modéstia não recebeu os primeiros socorros. “Eles não tiveram nem a capacidade de providenciar um balão de oxigênio”, desabafou Almir, que ainda tentou reanimá-la, sem sucesso. 

Modéstia Antônia Bezerra faleceu dentro do mini pronto-socorro. O Serviço de Verificação de Óbito (SVO) foi acionado e atestou o óbito.

Fonte: gazetaweb.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário